Individual
Além da Superfície: As Raízes da Ansiedade

Andressa Backmann
6 de set. de 2023
3 min read
Ao buscarmos entender a ansiedade, é comum nos questionarmos sobre as situações específicas que a desencadeiam. Uma apresentação importante, uma reunião com o chefe ou uma prova podem gerar um certo nível de ansiedade. Mas será que essas são as verdadeiras causas?
/ / / / / / / /
É importante dizer que a ansiedade não é apenas um sintoma a ser controlado, mas um sinal de que algo em nosso ser clama por atenção. É um chamado para que nos conectemos com nossas necessidades mais profundas, com nossos desejos e aspirações. A ansiedade pode ser vista como uma tentativa do nosso eu de nos alertar para um desequilíbrio entre o que somos e o que vivemos.
E como podemos identificar de onde vem esse alerta?
Ouvindo a si mesmo - e a psicoterapia pode ser uma aliada nesse processo de escuta. Ela nos convida a ir além da superfície, explorando as raízes mais profundas da ansiedade.
Através do processo terapêutico, podemos identificar padrões de pensamento e comportamento que contribuem para a manutenção da ansiedade, como crenças limitantes e experiências passadas que deixaram marcas.
E é importante compreender que a cura da ansiedade não se resume à eliminação dos sintomas, mas à transformação da nossa relação com nós mesmos e com o mundo.
Se você busca olhar para sua ansiedade mais profundamente, te convido a conhecer meu espaço (Online), o qual tem como foco facilitar e apoiar esse processo de autoconhecimento e auxiliar você a olhar a ansiedade por novas perspectivas.
Psicóloga - Andressa Backmann.